Header Ads

URGENTE: Governadora diz que dinheiro para indenização dos atingidos pela obra da barragem de Oiticica será repassado ao estado nesta sexta (16)


Um dos principais assuntos discutidos pela Governadora Rosalba Ciarlini na audiência com o ministro Francisco José Coelho Teixeira, em Brasília, foi a urgência na liberação dos recursos federais da ordem de R$ 10 milhões para o pagamento imediato das indenizações das famílias da comunidade de Barra de Santana, em Jucurutu, que serão atingidas pelas águas da futura barragem de Oiticica, cuja obra chegou a 25% do cronograma. “Tão importante quanto o pagamento das desapropriações é o começo da construção da nova comunidade, na região do Alto do Paiol, escolhida pela maioria dos moradores da última vez que nos reunimos em Oiticica”, lembrou a Governadora.

O Governo do Estado já fez todo o cadastramento dos moradores de Barra de Santana, emitiu quase todos os laudos de desapropriações e agora espera a liberação dos recursos por parte do Governo Federal para pagar as indenizações e começar a construção da nova comunidade. O ministro Coelho Teixeira garantiu agilidade e assegurou à Governadora que até a próxima sexta-feira, 16, os R$ 10 milhões serão repassados ao Governo do Estado em caráter de urgência.

PROTESTO:

Os moradores da Barra de Santana estão acampados no canteiro de obras da barragem de Oiticica, desde segunda-feira (12). Eles exigem pagamento de no mínimo 30% de indenização, além do início das obras no Alto do Paiol, local onde será construída a nova Barra de Santana.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.